Entre em Contato

contato@sobrau.com

Onde Estamos

Avenida Carlos Gomes, nº 700, Conj. 714, Porto Alegre - RS

Siga-nos
 

Institucional

Missão

Disseminar o conhecimento e promover a ciência em busca da cura das doenças autoimunes.

Visão

Consolidar a Sociedade como referência nacional e internacional em doenças autoimunes.

Valores

Pioneirismo, ética, profissionalismo, ciência do mais alto nível.

A SOBRAU

logosobrauA Sociedade Brasileira de Autoimunidade é uma associação civil de direito privado, sem fins econômicos, com personalidade jurídica própria, fundada em 16 de abril de 2012.

Seus fundadores, um grupo de médicos idealistas, reuniram-se na cidade de Curitiba tendo em mente a necessidade de congregar profissionais das mais diversas profissões, interessados nos fenômenos e nas doenças que envolvessem o mecanismo fisiopatogênico da autoimunidade.

Assim, diferente das entidades cientificas médicas tradicionais, com interesse específico em órgãos ou sistemas, a SOBRAU nasceu determinada a reconhecer um grupo de enfermidades de causas hoje desconhecidas, com grande prevalência populacional em todo o mundo e especialmente no Brasil, e que interessam não apenas à comunidade médica, mas também a diversos outros profissionais com metas claras de ótimo atendimento ao paciente: enfermeiros, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, psicólogos, educadores físicos, farmacêuticos, bioquímicos, biomédicos, estudantes das áreas afins e outros mais. Todas estas profissões poderão estar representadas no quadro de associados, com vantagens imensas na consecução dos objetivos da SOBRAU e em prol dos brasileiros que sofrem de doenças autoimunes.

FUNDADORES

Dr. Pedro Weingrill, reumatologista, Joinville (SC); Dr. Jorge Kalil, imunologista, São Paulo (SP); Dr. Carlos Alberto von Mühlen, reumatologista e patologista clínico, Porto Alegre (RS); Dr. Paulo Francescantônio, patologista clínico e biomédico, Goiânia (GO), Dr. Carlos David Bichara, patologista clínico e biomédico, Belém do Pará (PA); Dr. Ernesto Kugler Batista Jr, oftalmologista e advogado, Curitiba (PR). O Dr. von Mühlen foi escolhido como primeiro Presidente (gestão 2012 – 2017), o Dr. Francescantônio como Vice-Presidente, o Dr. Batista como Diretor Administrativo-Financeiro e o Dr. Bichara como Diretor Técnico-Científico, compondo a primeira diretoria. Após alguns meses o Dr. Batista afastou-se por motivos pessoais e o cargo de Diretor Administrativo-Financeiro foi assumido pelo Dr. Weingrill.

DIRETORES

Carlos Alberto von Mühlen

drcarlosPossui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1978), mestrado em Medicina: Ciências Médicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1985) e doutorado em Medicina na Rheinisch-Westfälische Technische Hochschule/Aachen, Alemanha (1987). Pós-Doutorado no The Scripps Research Institute em La Jolla, Califórnia (EUA, 1992-1994). Tem larga experiência na área clínica e em medicina laboratorial, com título de especialista em Reumatologia (Conselho Federal de Medicina), Patologia Clínica (Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial) e Medicina do Trabalho (FUNDACENTRO, Brasília). Durante 21 anos foi professor na Faculdade de Medicina da Pontifícia Universidade Católica do RS, onde chegou ao cargo de Professor Titular de Reumatologia e Medicina Interna. Foi Presidente do Grupo de Pacientes Artríticos de Porto Alegre, GRUPAL (RS) entre 2004 e 2010. Atua principalmente nas seguintes áreas: clínica de artrites e reumatismos, doenças autoimunes, determinação de autoanticorpos e biomarcadores, incluindo metabolismo ósseo e osteoporose. Atualmente é Presidente do Conselho da Sociedade Brasileira de Autoimunidade (SOBRAU) e atua em consultório privado na cidade de Porto Alegre (RS). Tem centenas de publicações científicas e é ativo palestrante no Brasil e no exterior, com capítulos nos mais importantes livros-texto de Reumatologia e Imunologia. Informações detalhadas sobre publicações, conferências, notícias científicas e páginas para o público leigo em www.drvonmuhlen.com
Presidente (2012- 2017), Sociedade Brasileira de Autoimunidade, SOBRAU.
Contato: cavm@rocketmail.com
Página do Dr. von Mühlen no Currículo Lattes

 

 

 

Carlos David Bichara

drcarlosMestre em Biologia de Agentes Infecciosos e Parasitários/ICB/UFPA. Médico e Biomédico formado pela Universidade Federal do Pará. Especialista em Patologia Clínica SBPC/AMB. Especialista em Saúde Pública/UNAERP/SP. Especialista em Administração dos Serviços de Saúde/UNAERP/SP. Responsável pela Seção de Autoimunidade do Laboratório Amaral Costa, Médico Patologista Clínico do Hospital Naval de Belém. Membro do Conselho Fiscal da Associação Médica Brasileira, Presidente da Academia Paraense de Biomedicina, Experiência na área de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial, atuando principalmente em autoimunidade, microbiologia e parasitologia.
Diretor Cientifico da Sociedade Brasileira de Autoimunidade (SOBRAU).
Contato: bichara@amaralcosta.com.br

 

Jorge Kalil

drcarlosFormado em Medicina pela UFRGS – Porto Alegre em 1977; Mestrado: DERBH – Immunogénétique et Immuno-pathologie, Université Paris VII, 1980 ; Especialização: Certificat d’Études Specialisées en Hematologie, Université Paris VII. Concurso Nacional Francês de Especialista em Hematologia, 1982;Especialista Hematologia e Alergia / Imunologia,Conselho Federal de Medicina, 1984;Doutorado: Doctorat d’Etat en Biologie Humaine, Université Paris VII, 1982 ; Livre-Docência: Imunologia, Instituto de Ciências Biomédicas, USP, 1991; Titularidade: Concurso Professor Titular de Clínica Médica da Fac. de Medicina da USP (FMUSP) 1998. Diretor do Laboratório de Imunologia do InCor/HC/FMUSP, desde 1985.Professor Titular de Imunologia Clínica e Alergia, Clínica Médica (FMUSP), Diretor do Serviço de Imunologia e Alergia do HC – FMUSP, Coordenador do iii – Instituto de Investigação de Imunologia, Instituto do Milênio, Pesquisador 1A do CNPq, desde 1992, Membro do Conselho Diretor do Instituto Butantan e da Fundação Butantan, Membro do Conselho Internacional de Histocompatibilidade e Imunogenética, desde 1998, Membro do Conselho – IUIS – International Union of Immnunological Societies, desde 2004, Presidente do Conselho Curador da Fundação Zerbini, InCor, desde 2006, Membro do Conselho Diretor, InCor, desde 2006.
Contato: jkalil@usp.br

 

Paulo Luiz Francescantônio

drcarlosProfessor Adjunto da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, na área de Patologia Clinica e Imunologia. Mestre em Ciências Ambientais e Saúde pela PUC-Goiás – área de concentração em Autoimunidade e computação. Coordenador do Consenso Brasileiro para pesquisa de Auto-anticorpos em células HEp-2. Diretor do Curso de Medicina da PUC – Goiás. Consultor do Laboratório de Autoimunidade e HLA dos Hospital das Clinicas da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás.
Vice-Presidente da Sociedade Brasileira de Autoimunidade, SOBRAU.
Contato: paulo_luiz1@hotmail.com

 

 

Pedro Weingrill

drcarlosFormado em medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, onde também fez residência de Clínica Médica e especialização em Reumatologia. Membro da Sociedade Brasileira de Reumatologia e com título de especialização desde 1978. Atualmente é Professor de Reumatologia da Universidade da Região de Joinville – UNIVILLE e Médico Perito Chefe da Gerência de Benefício por Incapacidade do INSS de Joinville.
Diretor Administrativo-Financeiro da SOBRAU.
Contato: pedrowein@gmail.com